Seed of Science

ffiuza


O investigador Frederico Fiúza do Instituto de Plasma e Fusão Nuclear (IPFN) do Instituto Superior Técnico (IST) foi galardoado com o “Seed of Science” Júnior de 2012. Os prémios “Seed of Science” são atribuídos anualmente pelo jornal Ciência Hoje homenageando cientistas em diversas áreas como forma de reconhecimento e incentivo.

Frederico Fiúza está a realizar o seu trabalho de doutoramento no Grupo de Lasers e Plasmas do IPFN, e estuda, entre outras coisas, a possibilidade de usar a interacção de lasers intensos com plasmas (alvo sólido ou gasoso ionizado) para gerar feixes de iões de elevada qualidade com aplicações em medicina, nomeadamente em radioterapia de tumores profundos.

No seu dia-a-dia o investigador do IST recorre a simulações numéricas de grande escala, usando os maiores supercomputadores do mundo, para estudar estes sistemas e optimizá-los de forma a que no futuro possam ser uma realidade, diminuído de forma considerável o custo e a dimensão dos aceleradores utilizados e permitindo assim um acesso mais abrangente a este tipo de tratamento.

O enorme potencial deste trabalho tem resultado em publicações de grande impacto, incluindo na prestigiada revista “Nature Physics”, onde aparece destacado na capa da edição de Janeiro de 2012.

De acordo com Frederico Fiúza “Receber este prémio é uma grande honra e um incentivo para continuar a fazer ciência de qualidade em Portugal”.

O “Seed of Science” Júnior esteve este ano pela primeira vez aberto a candidaturas. É assim, o único destes óscares da ciência portuguesa sujeito a processo de candidatura, sendo os outros escolhidos directamente pela direcção do jornal. A entrega dos prémios será efectuada na V Gala da Ciência, a 26 de Maio [2012], no Casino da Figueira da Foz.

Frederico Fiúza é investigador do GoLP do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear – Laboratório Associado, estudante de Doutoramento do Departamento de Física do IST, e Visiting Scholar da Universidade da Califórnia, Los Angeles (EUA).